INTRODUÇÃO E RESUMO SOBRE OS ESPARTILHOS
Antigamente,as senhoras usavam uma peça essencial do vestuário feminino que dispunha de barbatanas metálicas e amarração nas costas. A essa peça de roupa interior chama-se espartilho:
O espartilho tinha como objetivo reduzir a cintura e manter o tronco ereto, mas causava dores e más disposições a quem os usava.
O Espartilho surgiu por volta do século XVI,mas foi por volta do século XIX que a atenção foi voltada para a cintura e foi aí que se deu início à era das cinturas minúsculas, conhecida como era Vitoriana.Para se usar o espartilho,tinha de se inspirar,e,aproveitando então a cintura reduzida,colocava-se o espartilho muito apertado,para a cintura ficar pequena e elgante. Esta peça de vestuário caiu em desuso no início do século XX.
Introdução ao Espartilho
Com o tempo, as mulheres passaram a usar saias longas e volumosas,e aí, a cintura era muito reduzida e apertada,pois usavam uma peça de vestuário interior chamada espartilho,que tinha como função reduzir a cintura.
O tamanho perfeito para a cintura era à volta de 18 a 20 polegadas (46-51 cm), algo totalmente extravagante para um ser humano. Algumas mulheres apertavam-se mais ainda. A partir da segunda metade do século XVIII, os espartilhos passaram a ser produzidos em massa e vendiam-se a preços baratos. Era uma indumentária muito vendida e utilizada.
Na antiguidade,achava-se que os espartilhos eram,para além de um elemento de estética,um elemento de toillete que fazia bem à saúde,mantendo as costas direitas e com uma correta postura,apertando assim a cintura(como já vimos).Era considerado uma questão de estética e beleza,logo as mulheres faziam o sacrifício de o usarem.
COMO É QUE OS ESPARTILHOS APARECERAM?
O espartilho surgiram já na Idade Média,mas de uma forma muito simplificada.
Ao longo dos séculos,este foi evoluindo bastante. Mas foi durante a revolução Francesa que a mulher deixou de usar os espartilhos,utilizando apenas pequenos corpinhos de tecido.
A ideia de que o corpo deveria ficar firme era muito forte e, por isso ,os espartilhos voltaram a ser usados. Vários modelos surgiram, acompanhando a moda do momento.
A moda, entretanto, voltou a adotar a silhueta marcada, em 1940, trazendo de volta os espartilhos, porém mais leves.
E COMO É QUE DESAPARECERAM?
A morte do espartilho veio ,quando, na Primeira Guerra Mundial, os homens, ocupados a lutar na guerra,deixaram as mulheres a assumir os trabalhos nos campos, nas cidades e nas fábricas. O trabalho operário exigia espartilhos menores, mais confortáveis e simples,deixando assim que as mulheres fizessem menos esforços,e que não lhes causasse más disposições nos seus trabalhos campestres e operários.
Sem comentários:
Enviar um comentário