Introdução à moda no século XIX

                                                     
Introdução à moda do 
séc.XIX


O início do período vitoriano (1837- 1860) foi um período marcado pelo extremo recato das mulheres, que tinham os seus movimentos restritos pelas pesadas vestes, e dolorosos acessórios(como veremos mais à frente).Oséculo XIX foi um século muito diferente do nosso,pois nessa época  ainda se estava a desenvolver muita coisa:a ciência,medicina,higiene,meios de transporte...A indumentária feminina era extremamente diferente da atual,e é isso que pretendemos mostrar com este site.A moda no século XIX passou por vários estilos: "Império", desde os começos do século até aproximadamente 1815; "Romântico", de 1815 até cerca de 1850; "2º Império", de 1850 até 1870; e estilo "Belle Époque", de 1870 até à Primeira Guerra Mundial. A cintura começou por usa-se alta,no estilo "império",mas acabou por voltar a descer.Os vestidos eram volumosos e desconfortáveis.Isto dava-se ao uso de uma armação de lâminas de aço e barbatanas,a chamada crinolina.Também se podiam usar quatro saias interiores de tecidos duros para permitir um volume mais acentuado.Esta moda usou-se principalmente entre os anos de 1845 até ao ano de  1866. Depois,esta peça do vestuário caiu em desuso,passando assim a usar-se uma espécie de almofada que se colocava sobre os rins,e que levantava a saia atrás-a chamada tornue.A partir da década de 1890 as saias modificaram-se,mas surgiram com mais frequência as mangas de balão.Desde 1815 os cabelos usaram-se sempre compridos, mas às vezes com canudos,trança,carrapitos no alto da cabeça, etc. Normalmente as mulheres punham sempre um chapéu na cabeça,com diversos ornamentos,por vezes vistosos de mais.Os da "Belle Époque" começaram por ser minúsculos, aumentando depois de tamanho e adornando-se com toda a espécie de enfeites. Para as festas,ornamentavam-se os cabelos com  flores ou rendas.O estilo "Romântico" foi caracterizado pelos seus famosos xailes de caxemira, que as senhoras da alta sociedade traziam por cima do vestido, em posições variadas,de acordo com o gosto.


 A moda feminina estava em constante mudança.As mulheres nunca dexavam de ter especial atenção para com a sua beleza,não deixando nunca de utilizar pó de arroz,"rouge",perfumes....O espartilho era uma peça de vestuário muito utilizado,mas fazia mal à coluna e deformava, inclusive os órgãos internos,impedindo-as de respirar profundamente. Além de elegante, o espartilho era considerado uma necessidade médica à constituição feminina, usado, inclusive, em versões juvenis a partir dos três ou quatro anos.  
  Como vêem,o vestuário mudou muito ao longo dos tempos,mas neste site pretendemos apenas mostrar-vos essencialmente como era a MODA FEMININA(apenas durante o século XIX)

Sem comentários:

Enviar um comentário